Pular para o conteúdo principal

Degradação dos Materiais

Os materiais utilizados em engenharia são selecionados pelo conjunto de suas propriedades, a degradação pela ação do meio sobre o material deve ser conhecida. Nenhum material é totalmente inerte a qualquer ambiente.

A ação do meio sobre o material causa: Corrosão, Radiação e Desgaste.

A Corrosão ou Oxidação é a reação química direta entre o metal e O2 da atmosfera, limitando a vida útil do material.

A degradação por radiação pode ser: eletromagnética, ultravioleta, raios X, raios Y, por partículas α e β ou nêutrons.

Radiação por nêutrons podem provocar vacâncias ou outros defeitos.

O desgaste depende da superfície desgastada, do meio e da partícula que esta desgastando. Ele pode ser classificado como:

Adesivo: Duas superfícies de contato deslizando uma sobre a outra, resultando no arranchamento de partículas.

Abrasivo: Superfície dura sobre uma mais mole, ocorrendo a perda de material desta segunda superfície.

Erosão: Jatos de partículas sobre uma superfície.

Cavitação: Colapso de bolhas causa desgastes e a superfície fica com aspecto polida, porem côncava.

Fonte: https://www.docsity.com/pt/corrosao-e-degradacao-1/4749835/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Propriedade Mecânicas II - Fadiga

 Os materiais são expostos a um determinado número de ciclos de tensão, como já explicado no post anterior do blog, com isso ocorre a fadiga. Fonte:  https://www.fenomenosaprendizagem.com.br/loja/catalogo/fadiga-em-metais_88/  Materiais com porosidade acentuada e concentração de defeitos na estrutura cristalina, são poucos resistentes a fadiga. Os materiais cerâmicos não apresentam deformação plástica, por tanto se rompem por esforços cíclicos.

Imperfeições no Arranjo Cristalino

Classificados em:                         FORMA Vacâncias : São lacunas, é a falta de um átomo na rede cristalina. Resulta do empacotamento imperfeito na solidificação inicial, ou devido a vibrações térmicas dos átomos em função da temperatura. Defeito Intersticial: Um átomo é abrigado por uma estrutura cristalina. Defeito Substitucional: Quando o átomo é deslocado de sua posição original por outo. Consequência: distorção de rede. Defeito Frenkel: Um íon desloca-se de sua posição na rede para uma posição intersticial, formando uma lacuna. Defeito Schottky: lacuna de um par de íons, mantendo o equilíbrio de cargas.   Fonte:  https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3716525/mod_resource/content/3/PMT3100_2017-Un06-Defeitos-v6.0-bpub.pdf                   ...

Propriedades Elétricas dos Materiais

  As propriedades elétricas sevem para distinguir os materiais como: Metal / Não-metal – Condutores, semicondutores e isolantes. Classificação segundo suas propriedades elétricas. Mecanismos de condução. A condutividade elétrica do material depende do número de condutores, da carga de cada condutor, da mobilidade do condutor. O número de condutores e a mobilidade depende da temperatura. Os condutores podem ser: Ânions; Cátions; Elétrons; Holes. Fonte:  https://brasilescola.uol.com.br/fisica/condutividade.htm Líquidos: condutividade iônica. Sólidos: os transportadores de cargas são os elétrons. Metais – elétrons não preenchem todos os estados possíveis da banda de valência, a condução ocorre na banda de valência. Alta condutividade elétrica. Semicondutores – banda de valência preenchida, banda de condução vazia. A condutividade aumenta com o aumento da temperatura, ao contrario dos metais. Isolantes – banda proibida é muito larga e difícil de ser suplantada...